sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Planetas Telúricos e Gigantes Gasosos


  • PLANETAS TELÚRICOS


Em nosso Sistema Solar encontramos planetas com composições distintas, que os fazem orbitar em posições diferentes em relação ao Sol. Alguns mais densos outros menos densos compostos basicamente por gases, todos eles possuem sua massa e volume, em muitos casos, bem maiores que o nosso humilde Planeta Terra. Diante de tantas diversidades, existem os peculiares Planetas Telúricos.
Os Planetas Telúricos são os quatro primeiros planetas do Sistema Solar, ou seja, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Sua composição é rochosa, seguida por ferro e outros metais pesados, logo se tratam dos planetas mais densos e por isso orbitam mais próximos ao Sol. Outra característica desses planetas é que eles não possuem formação de anel.
Quando se fala em tornar outros lugares fora do plante Terra habitáveis, logo se pensa nos Planetas Telúricos, pois além da proximidade com nosso planeta, são planetas que possuem características semelhantes para serem desenvolvidas condições de se estabelecer vida e sociedades. Logicamente serão necessários muitos estudos e trabalhosos projetos para tal realização, e essa, talvez, seja uma jornada interessante e desafiadora para muitos de nós que estamos no caminho da astronomia.  

  • GIGANTES GASOSOS 


Os quatro maiores e mais afastados planetas do Sistema Solar formam o grupo dos gigantes gasosos, todos com dimensões consideravelmente superiores às da Terra. Seu tamanho e constituição distinguem-nos dos telúricos, pelo que também recebem a denominação de planetas jovianos, em alusão ao maior componente deste conjunto, Júpiter. Formados principalmente por hidrogênio e hélio além de uma pequena fração de elementos mais pesados, possuem baixa densidade. Apesar de estarem afastados do Sol, o calor irradiado de seus interiores aliado a sua composição gasosa faz com que suas atmosferas sejam extremamente espessas e turbulentas, não existindo uma superfície definida em tais corpos. Também possuem em comum um núcleo rochoso, possivelmente com dimensões comparáveis ao da Terra, que seria o componente original dos planetas antes da absorção de gases e gelo durante sua formação. Todos eles apresentam igualmente numerosos satélites naturais e sistemas de anéis, além de campos magnéticos. Os dois mais distantes do Sol, Urano e Netuno, são por vezes denominados gigantes de gelo, dada a sua composição diferenciada em relação aos outros planetas gasosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário