quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Aceleradores de Partículas

Meu forte não é especificamente a astronomia, e sim a astrofísica e a física, o Andrey sabe muito mais do assunto de astronomia do que eu, então muito provavelmente meus textos abordarão assuntos relacionados a física e afins.

Tevatron

Pois bem, como primeiro texto resolvi escrever um pouco sobre os aceleradores de partículas, (brinquedinhos esses que realmente me fascinam). Esses aceleradores que de fora tem a aparência de simples túneis são  basicamente o que há de mais alto na área de tecnologia sobre matéria, são laboratórios de alto nível no estudo de tal. Nesses aceleradores são estudadas e aceleradas desde as partículas mais básicas, elétrons, prótons e nêutrons, até partículas mais complexas, essas chamadas de partículas compostas(falarei mais sobre essas partículas em outra ocasião). Essas partículas são aceleras a velocidades próximas à da luz, com intuito elas se chocarem durante o longo trageto, contra obstáculos e entre si mesmas, possibilitando assim com que os pesquisadores possam estudar e entender mais sobre as peculiaridades e propriedades da matéria. 

Com os aceleradores é possível quebrar partículas incrivelmente densas e muito menores que um átomo por exemplo.

Alguns exemplos de aceleradores são:

• “Tandems” – onde íons negativos são acelerados por um potencial elétrico positivo até um alvo sólido ou gasoso, perdendo elétrons e se transformando em íons positivos, sendo novamente acelerados.
• Van de Graaff – uma esfera é carregada eletricamente até alguns MV e dentro dela há fonte de íons que são acelerados.
• Lineares – partículas com cargas aceleradas em linha reta por um campo elétrico constante ou por meio de campos elétricos com frequência de rádio.
• Cíclotron – o íon descreve semicírculos sob a ação de um campo magnético, onde esses semicírculos são acelerados por um campo elétrico, passando várias vezes na mesma região, tornando o potencial elétrico pequeno em uma grande energia final.
• Eletrostático – um elétron ou íon é acelerado por um gerador externo.


Curiosidade. 
O maior acelerador de partículas da Terra é o acelerador LHC (sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons), que foi montado perto de Genebra, na Suíça. Sua construção consumiu 618 milhões de dólares por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário