Suas descobertas contribuíram para minar a primazia da concepção aristotelica do cosmo, baseada na beleza dos corpos celeste e na imutabilidade dos céus. Em longo prazo, suas ideias, sustentadas pela matemática, por medidas e por uma retórica afiada. Erguem uma visão de um mundo na qual se buscavam leis para os fenômenos naturais. A ciência moderna então começa a se consolidar.
Ao abandonar a Universidade de Pisa, em 1585, sem completar o curso de medicina, Galileu Galilei (1564 - 1642) estava decidido a se dedicar á matemática. Essa decisão levou-o a dar aulas particulares para o sustento próprio. O interesse de Galileu por astronomia teria começado apenas em 1597, quando conheceu o filósofo italiano Jacopo Mazzoni, passando então a considerar então a teoria de Copérnico mais provável que o sistema Geocêntrico.
Feitos de galileu em astronomia devem-se basicamente a dois fatores:
I - Seu recurso á Trigonometria;
II - Uso consistente e metódico de um aparelho construído por ópticos Flamengos no início do século XVII.
Aparentemente, Galileu tomou conhecimento desse instrumento em maio de 1609. Em tres meses, foi capaz de construir uma versão aperfeiçoada, juntando, como havia no original, lentes convexas e côncavas. Batizou-o de PERSPICILLUM, cuja capacidade de aumentar objetos distantes era de oito ou nove vezes. Até então a luneta da época eram mal construídas. E condenadas pelos sábios, que questionavam a capacidade de a visão gerar conhecimento confiável sobre o mundo externo.
Galileu mostrou o perspicillum ao Senado de Veneza, defendendo-o como instrumento militar, pois permitiria perceber a aproximação de navios inimigos. A negociação fracassou. De imediato, entrou em contato com os Médicis, família que governou Florença por séculos, para deles obter uma melhor condição profissional.
Com a luneta capaz de aumentar 20 Vezes os objetos observados, Galileu, de dezembro de 1609 a janeiro do ano seguinte, descobriu:
I - Que a superfície da lua era irregular;
II- Que o número de estrelas observadas era bem maior do que o conhecido até então;
III- Que Júpiter tinha satélites.
Para garantir a prioridade de suas descobertas, escreveu Sidereus nuncius ( Mensageiro das estrelas), publicado em 13 de março de 1610. ao lado o link para o livro em português Sidereus nuncius
Ao longo de 1610, Galileu observou ainda a forma peculiar de Saturno, as fases de Vênus e as manchas irregulares que se moviam na superfície do Sol. Em 1611, fez sua segunda viagem a Roma. Foi recebido em triunfo no Colégio Romano, local de estudo e pesquisa dos jesuítas, que reconheceram a importância de suas descobertas.
Não é fácil sintetizar as contribuições que galileu deu para o conhecimento da natureza e que abriram caminho para a consolidação da ciência moderna. Mesmo assim, a sedução da síntese é inescapável Aqui corro o risco de oferecer os motivos que deram origem á imagem de Galileu como fundador da ciência moderna, mesmo que hoje os mais importantes estudiosos no assunto a considerem equivocada pois muitos dizem que o pai da ciencia moderna é Albert Einstein.

Nenhum comentário:
Postar um comentário